Alimentos Vegetais Orgânicos

As vantagens da ingestão de alimentos vegetais orgânicos são muitas. Sabemos que é difícil mudar os hábitos alimentares pois nosso paladar está acostumado aos sabores. A questão são os critérios, comer só por que é gostoso? Esse é o ponto, se observarmos o fato que comer é muito mais que sentir de forma passageira o sabor dos alimentos, poderemos nos convencer a nos alimentarmos melhor. Se pensarmos no efeito que os alimentos vegetais que  estão sendo ingeridos fazem no organismo poderemos colocar o paladar em segundo lugar. Primeiro, ingerimos o que é saudável, que faz bem, que energiza.

Alimentos vegetais orgânicos

Nosso paladar se adapta aos mais diversos sabores e salvo algumas exceções, em que o organismo sente repulsa pelo sabor e cheiro do alimento, é possível começar a comer pequenas quantidades de variedades que não eram apreciadas antes. Introduza aos poucos os alimentos vegetais saudáveis até que eles sejam a maior parte da dieta.

Coma para se sentir melhor, vá com calma, não radicalize. Cuide de sua alimentação pelo prazer de viver uma vida saudável. Faça uma mudança no cardápio hoje e veja como seu organismo reage amanhã ou depois. Uma mudança de cada vez, depois de estar acostumado a um alimento novo, introduza outro, aos poucos.

Observando e Aprendendo Sobre os Alimentos Vegetais

Fique alerta ao funcionamento do seu corpo. Como estão os cabelos, suor, hálito, pele, humor? Os intestinos e o estômago estão bem? Siga em frente, renasça para a vida saudável.

Os alimentos crus conservam melhor os nutrientes mas são mais difíceis de digerir. Os alimentos cozidos são mais indicados para aqueles que tem problemas digestivos ou dificuldades na mastigação, como idosos e enfermos. O cozimento deve ser feito de forma que não destrua os elementos nutritivos dos vegetais.

Observe o clima. Coma vegetais crus ou preparados no vapor, em dias quentes. Rale as hortaliças ou prepare sucos ou néctar usando um processador. No frio, coma a vontade vegetais assados, ou cozidos em pouco óleo. Coma sempre folhas cruas. Batata, mandioca, inhame, cará, mandioquinha só podem ser comidos quando cozidos, assados ou fritos. Evite fritar os vegetais pois acumulam muito óleo. Óleo em excesso não é bom para a saúde. Se fritar algo, não reutilize o óleo.

Produção natural

Lave bem as folhas e depois deixe de molho em água pura. Lave as cascas com uma escovinha e nunca descasque vegetais antes do cozimento, sempre depois. As cascas protegem os nutrientes no interior dos vegetais. Se estiver preparando vegetais orgânicos, você pode comer também as cascas. Corte os legumes sempre na direção de suas fibras.

Preparo Saudável dos Alimentos Vegetais

Folhas devem ser rasgadas com a mão pois oxidam quando são cortadas com objetos metálicos. Quando for cozinhar vegetais, use sempre fogo brando. Panelas de barro ou pedra sabão devem ser untadas com óleo e assadas no forno por cerca de uma hora antes de irem para o fogo. Tampas ajudam a preservar o sabor, aroma e cor dos alimentos. Assar as hortaliças no forno desidrata concentrando seus nutrientes e seu sabor.

Seguindo a ordem da natureza, os fogos preferenciais são: lenha, carvão e gás, sendo o fogão elétrico o menos indicado por conta de seu aquecimento rápido. Evite o forno microondas, a lista dos motivos é grande.

Panelas saudáveis na ordem em que aparecem, são: de barro, pedra, ferro, vidro, porcelana refratária, esmaltadas. Use sempre facas inox para cortar vegetais. As panelas devem ser mexidas com colheres de pau. Chás devem ser feitos e servidos em recipientes exclusivos.

Treinamento em Ecovilas
Treinamento em Ecovilas
Curso de Bioconstrução
Curso de Bambu
Curso de Cultivo Orgânico
Curso de Cultivo de Vitral & Mosaico
Cartoon Webdesign