Agrupando Sonhos Nas Ecovilas

Iniciativas proliferam em todo o Brasil e ao redor do mundo, grupos se formam, ganhando resistência como um feixe de varas de bambu. As ecovilas, assentamentos sustentáveis pautados em uma nova relação com a terra e os seres vivos começam a ser construídas em várias regiões.

A orientação que rege tais iniciativas é o respeito à natureza com autonomia e liberdade. Uso de tecnologias ancestrais, mais adequadas e menos impactantes ao meio ambiente. O resgate de sistemas de produção pontuais e locais. Em resumo, fazer uso do que está em volta. Como a coleta das sementes crioulas de plantas, adaptadas à terra e ao clima onde se vai plantar.

A racionalização do uso do dinheiro, buscando soluções simples e eficientes. O envolvimento da comunidade local na construção e no aprendizado da solidariedade, da cooperação e da busca de soluções que beneficiem todos.

Existem inúmeras tecnologias naturais à disposição. Dentre muitas, a bioconstrução, uso terra do local, esgoto tratado em sistemas naturais, dentro do jardim da casa. Economia e aproveitamento da água da chuva, coletada e armazenada em tanques construídos para tal fim.

Todavia, a ocupação da terra deve ser planejada. Um grande projeto que envolva arquitetos, paisagistas e permacultores. A agrofloresta deve fazer parte da pauta de ocupação, melhorando a permeabilidade do solo. Isso faz com que mais água venha à superfície com a riqueza promovida pela reposição florestal.

Sustentável e Barato

As tecnologias ancestrais simples são de grande valor na construção e consolidação das comunidades sustentáveis. Técnicas da agricultura antiga, que não usava máquinas para revolver o solo. Essas técnicas ancestrais, que não faziam uso de insumos químicos industrializados reaparecem como matéria de grande interesse. Entre essas práticas, está a rotação de culturas e a consorciação de plantas. Uso de técnicas de compostagem e fertilização natural do solo, imitando a vida nas florestas. Nas florestas, as plantas, animais e microorganismos interagem criando um meio propicio ao desenvolvimento da vida.

A natureza é pródiga em fornecer os recursos necessários à vida, sem impactar o meio ambiente. Um bom caminho é o uso das tecnologias solares e eólicas. Essas tecnologias são aplicáveis a muitas tarefas como a desidratação, conservação e cozimento de alimentos. Bombeamento de água e geração de energia para consumo local.

Sistemas de Gestão de Ecovilas e Propriedade da Terra

Algumas iniciativas fazem uso do sistema de condomínios, onde cada morador é dono de um pedaço da terra. Essa área privativa, é escriturada em seu nome e ajuda a cuidar de todo o resto, de uso comum. Outros se agrupam em cooperativas que adquirem a terra de uso comum, com planejamento e regras específicas para ocupação. Algumas se assemelham a uma empresa, que busca otimizar e explorar os recursos para geração de renda dos moradores, mapeando talentos e habilidades num processo criativo e envolvente. Outras buscam uma participação mais efetiva de todos, pela concordância e uniformização de pensamentos, sentimentos, crenças e opiniões. É o caso das associações, modelo legal que mais tem sido usado pelos grupos ecovileiros.

A terra pode ser escriturada em nome da ONG. O risco é o projeto tomar rumos inesperados com a posse de uma diretoria que tenha visões divergentes do grupo inicial. Normalmente uma assembléia geral ordinária ou extraordinária pode ser convocada por 1/3 dos membros ativos, de acordo com o estatuto da instituição. Como não há legislação específica para a implantação das ecovilas, modelos associativos são adaptados e nem sempre são eficientes do ponto de vista da preservação e legalidade do projeto. Um bom planejamento deve ser feito, evitando conflitos futuros que podem desestabilizar o inviabilizar a construção da ecovila dos sonhos.

Superando Conflitos Nas Ecovilas

A simples vontade de morar junto à natureza ou resolver o problema de moradia pode ser um bom caminho para a frustração. Ecovilas precisam de um projeto bem resolvido, com a parte legal estruturada de forma a permitir sua consolidação e continuidade. O grande desafio é a superar os conflitos gerados por opiniões divergentes. Buscando a melhor solução para a ocupação da terra, bem estar e progresso da comunidade que irá se estabelecer no local escolhido.

Treinamento em Ecovilas
Treinamento em Ecovilas
Curso de Bioconstrução
Curso de Bambu
Curso de Cultivo Orgânico
Curso de Cultivo de Vitral & Mosaico
Cartoon Webdesign