Ferramentas para Trabalhar a Terra

Para agilizar o trabalho e poupar as mãos, o homem primitivo desenvolveu algumas ferramentas para plantar. Inicialmente essas ferramentas eram feitas de pedra, depois de madeira e finalmente de ferro. O ferro é um material muito usado atualmente para ferramentas e máquinas agrícolas.

Dimensione as ferramentas e equipamentos necessários de acordo com o tamanho de sua horta. Listamos abaixo as ferramentas mais usuais e sua finalidade na implantação de sua horta orgânica. Vá comprando suas ferramentas de acordo com a necessidade e a evolução do trabalho com a terra.

Para um espaço um pouco maior que o seu quintal, use ferramentas elétricas ou a gasolina, como a roçadeira, que agiliza muito o trabalho de limpeza do terreno.

Mas a horta pode ser implantada e cuidada usando apenas ferramentas manuais, de baixo custo, encontradas facilmente em casas de produtos agrícolas. São elas:  régua, trena, carrinho de mão, enxada, enxadão, pá reta e curva, forcado, ancinho ou rastelo, compressor, sacho, plantador, regador, mangueira colher de muda, tesoura de poda, cordel e nível.

Relação de ferramentas para plantar e seus usos

Trena – Uma trena de 20 metros é suficiente para medir comprimento e largura dos canteiros, tamanho das pilhas de compostos, indispensáveis para um planejamento adequado de sua horta orgânica.

Régua – Usada para medidas menores, altura e largura de canteiros e sementeiras, pode ser de madeira.

Enxada – Instrumento de muitos usos é uma ferramenta para plantar muito antiga. Uma enxada baixa e larga pode ser usada para preparar os canteiros, capina, amontoa e incorporação de esterco e composto. Pode ser usada também para quebrar torrões, batendo com o lado de cima (olho).

Enxadão – Esse parente da enxada é mais estreito, comprido e usado para picar canteiros e fazer valetas, sulcos e buracos. Fundamental na abertura de canteiros, revolvendo a terra dura.

Forcado – Garfo grande muito usado para levantar montes de palha, capim, restos de cultura, usados na preparação do composto orgânico.

Pá reta – A vanga é usada para revolver a terra e abrir covas e valas profundas.

Pá de concha – Usada na remoção de terra, misturar estercos e compostos. É arredondada na ponta e ligeiramente abaulada.

Ancinho – O rastelo é bastante usado para varrer restos de podas e nivelar canteiros, além do desmanche de torrões.

Sacho – Enxadão pequeno que possui além da lâmina, uma segunda pequena lâmina na parte de cima. Útil na limpeza das culturas em crescimento. É também muito usado no plantio, na abertura de pequenos sulcos e covas.

Compressor – Placa de madeira usada para comprimir canteiros durante o plantio, após a colocação das sementes e da camada de terra peneirada que as cobre.

Horta orgânica

Colher de muda – Também conhecida como transplantador é uma concha de ferro com cabo de madeira. Usada na retirada de mudas com torrões das sementeiras, quando do transplante para o canteiro definitivo.

Plantador – Pedaço roliço de madeira de aproximadamente 30 cms de comprimento. Usado para abrir pequenas covas e sulcos nos canteiros, quando do plantio.

Regador – O regador é ideal para pequenas hortas pois molha as plantas de forma suave e não desfaz os canteiros. Escolha um regador que não fique muito pesado cheio de água, com alça superior roliça, para maior conforto. Os regadores metálicos são mais resistentes mas tendem a oxidar com o tempo. Já os de plástico tendem a ressecar e quebrar com o passar dos anos. Guarde-os na sombra.

Mangueira – A mangueira é indicada para culturas mais desenvolvidas. Coloque um chuveiro que espalhe bem a água na ponta, para não desfazer os canteiros. Guarde sua mangueira na sombra, sem dobrar, para maior durabilidade.

Nível A – Instrumento feito de madeira, uma grande letra A, usado para marcar curvas de nível. As curvas de nível são importantes para conservação da terra e retenção da água da chuva no lençol. O nível de pedreiro é fixado então na sua ponta superior.

Tesoura de poda – Ferramenta bastante usada para podas e desbastes, para melhor desenvolvimento das plantas. Pode ser substituída por uma faca afiada.

Cordel – Pode ser de nylon, barbante ou outro material. Usado para alinhar canteiros, usando estacas de madeira nos extremos.

Muitos outros instrumentos podem ser usados, dependendo do tamanho de sua horta. Uma carreta puxada por cavalo é muito útil para transportar esterco, composto e remoção de terra e outros materiais. Outro equipamento muito útil é um triturador para picar restos de podas para compostagem. Muitos agricultores fabricam ou adaptam ferramentas para plantar, que facilitam ou permitem trabalhos específicos.

Treinamento em Ecovilas
Treinamento em Ecovilas
Curso de Bioconstrução
Curso de Bambu
Curso de Cultivo Orgânico
Curso de Cultivo de Vitral & Mosaico
Cartoon Webdesign