Escolha uma Página

Preparo Para as Trilhas

Trilhas são estradas verdes e vivas, com milhares de recantos únicos, em direção ao nosso destino. Observe como tudo muda na volta pelo mesmo caminho. O caminho é mutante, encantador e impossível de ser esquecido.

Pegar uma trilha é tudo de bom para quem gosta de caminhadas na natureza. Segurança e bem estar são importantes, bem como avaliação das condições físicas e equipamento indicado para o percurso a ser feito. Roupas adequadas e equipamento de segurança são itens a serem planejados para uma caminhada segura e confortável.

As botas de caminhada são muito usadas para trilhas secas. Botas antiderrapantes e impermeáveis de cano alto oferecem maior suporte em terrenos úmidos ou encharcados. Também proteção contra picadas de cobras. Tênis são os calçados mais usados, embora não ofereçam suporte adequado para caminhadas ao natural.

Uma camiseta sem mangas, calção ou bermuda são mais confortáveis, embora o o ideal seja uma camiseta leve de mangas compridas e calça jeans pois oferecem bem mais proteção contra insetos, arranhões, espinhos e sol forte.

Trilha Natural

Equipamento Para Pegar Trilhas

Na mochila luvas, óculos de sol e chapéu leve, além da garrafa de água, algumas frutas e uma barrinha de cereal. Os mais cuidadosos podem levar também uma capa de chuva e um estojinho de primeiros socorros. Uma máquina fotográfica vai permitir que você leve suas impressões quando voltar para casa, sem ônus para a natureza.

Se não estiver em companhia de um guia, planeje sua rota. Quanto tempo de caminhada? Condições das trilhas? Distâncias? Trechos críticos como escarpas, despenhadeiros, rios caudalosos? Uma caminhada muito longa não fará bem a quem não está preparado ou tem limitações físicas. Em uma grande caminhada há alguns anos atrás até um vale intocado, próximo ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a rota não foi muito bem planejada pelo guia e a informação sobre a distância era imprecisa. O resultado é que o grupo ficou exaurido fisicamente depois de seis horas na caminhada de ida.  Depois do merecido banho de cachoeira, a volta foi difícil, a noite chegou e ainda faltava muito chão.

Caminhos pelas Trilhas da Chapada

Caminhos Naturais

Ao caminhar por uma trilha não nos damos conta que ela é um projeto de engenharia. Um bom caminho simplesmente acontece, parece que sempre esteve lá. Na verdade foi feita por uma equipe especializada e consumiu muitas horas de trabalho.

Caminhos nos permitem voltar às nossas raízes primitivas, extraindo algum sentido de um mundo dominado por automóveis, concreto e poluição. Podemos desenvolver habilidades específicas, uma caminhada é uma iniciação em um ambiente natural.

Um bom caminho preserva a área que circunda, pois por ele seguirão pessoas afinadas com a preservação da natureza, a maneira mais fácil de chegar a algum lugar.

Trilha na Floresta

Integração Com a Natureza

Ao seguirmos por um caminho natural devemos ter em mente a filosofia da mínima interferência. Isso é deixar tudo exatamente como está na natureza. Isso inclui não coletar flores, plantas, galhos ou pedras, por mais atraentes que pareçam e não deixar absolutamente nada para trás. Leia nossa matéria sobre a Chapada dos Veadeiros.

Não incomodar ou maltratar os habitantes do lugar, sejam quais forem. Os animais em seu habitat natural não são ameaça. Existem muitos relatos de nativos que encontram onças, cobras e outros animais. Eles seguem o seu caminho quando não são ameaçados.

Translate »
error: Não copie, compartilhe !!!

Pin It on Pinterest

Share This