TREINAMENTO EM ECOVILAS

Você fará as misturas corretas usando terra, palha e aditivos. Será capaz de erguer paredes e fazer acabamentos, além de mapear, planejar e utilizar de forma equilibrada, os recursos naturais existentes no local da sua construção natural. 

O Treinamento em Ecovilas, da Ecovila da Montanha é guia completo para aqueles que querem desenvolver habilidades em Permacultura. Agrupamos nossos consolidados Cursos de Bioconstrução, Bambu, Cultivo Orgânico, Vitral e Mosaico. Adicionamos ainda o módulo Ecovila Legal, com os formatos legais possíveis para as Ecovilas no Brasil, além de modelos de documentos, gestão e tecnologias sociais. Feito para você que pretende formar ou se juntar a um grupo, viver e gerar renda,  em uma ecovila, sem abrir mão de seus sonhos individuais. 

Os módulos são apresentados em textos, fotos, infográficos e vídeos, onde o futuro morador de uma ecovila pode conhecer as práticas mais usadas nas várias possibilidades alternativas que estão disponiveis na Permacultura.

MÓDULO BAMBU

O bambu é uma planta estratégica de inúmeras possibilidades, podendo gerar renda e qualidade de vida para populações em seu entorno. Pode ser usado na agricultura, arquitetura, arte, cultura, culinária, saúde, artesanato, móveis, decoração, paisagismo, produção de papel, transporte e bioenergia. Sua utilização ancestral remonta milênios, especialmente no oriente onde existem construções externas feitas há séculos e ainda intactas. É uma das matérias primas mais importantes em países como a Índia, China, Colômbia e Costa Rica. Os tópicos desse módulo abrangem as Espécies, Cultivo, Corte, Tratamentos, Segurança, Ferramentas, Encaixes, Esteiras, Móveis e Decoração, entre outros.

MÓDULO CULTIVO ORGÂNICO

No Módulo de Cultivo Orgânico abordamos técnicas específicas do trabalho com a terra, passo a passo dentro do design permacultural para o cultivo orgânico. O planejamento da produção vai desde a escolha dos produtos pretendidos, época de plantio, variedades adaptadas, escalonamento, consórcios, ciclos das culturas, tratos culturais e exigências para certificação do produto orgânico. Aborda o Design, Água, Recursos, Ferramentas e Insumos. Como criar a Estrutura, Canteiros, Adubação, além da produção de Mudas, Irrigação, Certificação, Colheita, Embalagem e Comercialização. Mostra o passo a passo para culturas crioulas como a produção de Banana, Chuchu, Bucha, Abóbora e Maracujá, entre outras.

MÓDULO VITRAL & MOSAICO

O Curso de Vitral foi elaborado durante as inúmeras oficinas presenciais, onde trabalhamos com grupos a técnica do vitral Tiffany, mais conhecida como técnica da fita de cobre. O Mosaico é usado por bioconstrutores há tempos no Brasil, onde se utiliza cacos de cerâmicas normalmente descartadas pela construção civil, para compor desenhos e padrões em pisos, paredes, madeira e áreas externas. 

MÓDULO ECOVILA LEGAL

Abrange os formatos legais para formação de grupos que tem a intenção de se estabelecerem em comunidade. Você encontrará modelos de documentos como estatuto, ficha de adesão de membros e voluntários, ata de fundação, critérios de uso da terra e outros. Ainda nesse módulo, apresentamos informações sobre Gestão Humana e Material de Ecovilas, considerando que muitos projetos se desintegram antes do início, entre outros motivos, por falta de cuidado com o aspecto legal.

MÓDULO BIOCONSTRUÇÃO

Super módulo com os passos para planejar e construir aplicando técnicas ancestrais com materiais naturais, dentro dos parâmetros da permacultura. Essas técnicas usadas há milênios por muitos povos ao redor do mundo, estão sendo descobertas e cada vez mais usadas por aqueles que pretendem construir sua morada natural, gastando menos. Além das receitas, misturas, ferramentas, segurança e recursos, abrange as técnicas mais conhecidas como Adobe, Cob, Cordwood, Superadobe, Hiperadobe, Taipa de Pilão, Tratamento de Efluentes, Biopiscinas, Cimento Queimado, Ferrocimento e Tinta Natural.

CARGA HORÁRIA E CERTIFICADOS

São 6 módulos de 40 horas. Ao responder o Teste do Módulo, você recebe o respectivo certificado. Você receberá certificados individuais referentes aos módulos de Ecovila Legal, Bioconstrução, Bambu, Cultivo Orgânico, Vitral e Mosaico.

Treinamento Online 

Os dados necessários serão coletados pelo PagSeguro. Após fazer o pagamento da taxa, enviaremos login e senha para o seu e-mail. Treinamento online disponível para acesso pelo período de 1 ano.