Hibiscos, Flores Exuberantes
Hibiscos são arbustos que produzem flores. Os hibiscos híbridos são plantas resultantes de cruzamentos entre flores diversas. Originários da China, Havaí e Polinésia, embora existam espécies em vários países do mundo. A flor é o símbolo nacional da Malásia e do Havaí. Muito usado como chá medicinal, com propriedades diuréticas e emagrecedoras. Os chineses comem suas flores em conserva.
A espécie Hibiscus Schizopetalus é usada como cavalo ou porta enxertos, para enxertos de espécies híbridas por ser mais resistente e de fácil enraizamento. As espécies encontradas no paisagismo das cidades, com pequenas flores, geralmente vermelhas, brancas ou amarelas também podem ser usadas como porta enxertos. Já os hibiscos híbridos – Hibiscus rosa-sinensis, não enraízam a partir de pedaços do caule, sendo necessário inserir uma gema ou galho em uma planta mais resistente já enraizada. É o mesmo princípio do enxerto usado em cítricos e outras frutas, para desenvolvimento de espécies mais produtivas.
Flor bela que chama a atenção pelo seu tamanho e colorido exuberante. O processo de reprodução é feito por sementes ou enxertos. A partir de gemas ou pedaços de galhos introduzidos em um cavalo ou porta enxertos, já enraizado.
Propagação de Hibiscos
Para produção de cavalos para enxerto, cortar galhos de 15 a 30 cm. Esses galhos devem ter a espessura mínima de um lápis e enterrar em saquinhos com mistura rica em matéria orgânica. Esses saquinhos precisam de sombra até enraizarem e soltarem folhas. Necessitam também de regas diárias, sem encharcar. O excesso de umidade pode apodrecer os galhos antes de enraizarem. Podem ser plantados em uma caixa de areia, lembrando que nesse caso as regas precisam ser mais freqüentes pois a areia escoa mais rapidamente a água.
Essas plantas gostam de sol pleno e umidade, além de adubação rica. Plantas em vasos precisam de mais regas que plantas no chão. Uma estufa é indicada por manter a temperatura ambiente mais alta e proteção contra o vento. Pode ser cultivada em vasos.
Hibridização
Para hibridização, é necessário que se tenha plantas em quantidade e cores suficientes para promover o cruzamento entre elas. Normalmente são produzidas plantas novas, geradas de cruzamentos e esses cruzamentos são metodicamente anotados. O cruzamento é feito usando uma haste da flor com o pólen amarelo. Os elementos masculinos da planta são retirados e o pólen é depositado no estigma de outra planta. O estigma é a parte apical do pistilo, são cinco formas ovais avermelhadas que ficam mais sobressalentes, na haste que sai do centro da flor (foto acima).
Algumas semanas depois de feita a hibridização, a planta solta, imediatamente abaixo da flor que recebeu o pólen de outra flor, um bulbo que depois de maduro, contém algumas sementes. Essas sementes podem ser plantadas em novos vasos. Produzirão uma planta com cor e formato resultante da mistura das duas ou mais plantas usadas na hibridização. É um cruzamento muito fácil de ser feito. Leva tempo até a colheita, plantio e produção das primeiras flores resultantes da hibridização.
Associações Internacionais
Nos Estados Unidos, a American Hibiscus Society, conta com milhares de membros que cultivam e fazem cruzamentos, mostrando suas plantas exclusivas em competições país afora. As flores exclusivas recebem nomes próprios e são catalogadas e patenteadas. A American Hibiscus Society possui uma publicação chamada The Hibiscus Handbook com todas as informações sobre o cultivo e cruzamento dessas flores excepcionais.
A IHS – International Hibiscus Society, também fornece muitas informações para os amantes da hibridização. Sementes de híbridos podem ser adquiridas em vários sites especializados, no Brasil e no exterior. Cada semente irá produzir uma planta nova e inédita, muitos colecionam essas plantas e possuem catálogos para venda de híbridos exclusivos. A IHS possui um banco de sementes e envia aos interessados algumas sementes de híbridos, para um plantio experimental.
O hibisco é uma planta que produz flores o ano todo, desde que tenha adubação adequada. Essa planta gosta de cuidados e companhia. Hibiscos híbridos abandonados ou mal cuidados normalmente não sobrevivem. Responde proporcionalmente aos cuidados que recebe com flores excepcionalmente belas. Algumas flores chegam a 20 cms de diâmetro.