Broto de Bambu, Um Alimento Milenar

Consumido na China há milênios, o takenoko ou broto de bambu é um dos alimentos mais populares na culinária dos países asiáticos. Rico em nutrientes com propriedades medicinais comprovadas. Melhora da digestão e do apetite, auxiliar na perda de peso, combate ao câncer, hiperglicemia e hipertensão.

Rico em proteínas, gorduras, aminoácidos, açúcar e sal inorgânico, o broto é produzido em larga escala na China e exportado para vários países do mundo. Os brotos consumidos e exportados pelos chineses são colhidos nas florestas de Phyllostachys Pubescens, o Bambu Mosso, espécie alastrante nativa de clima temperado.

Broto de bambu nascendo

Composição

O broto do bambu Mosso tem 90% de água em sua composição, com 2 a 2,5% de proteína. Contém ainda glutamina, arginina e lisina entre seus 17 aminoácidos. É mais nutritivo que a maioria dos vegetais consumidos pelo homem. Está entre os vegetais que possuem as mais baixas calorias. 27 calorias para cada 100 gramas de broto de bambu.

São ricos em vitaminas do complexo B, como riboflavina, niacina, tiamina, piridoxina e ácido pantotenico, fundamentais para as funções metabólicas do organismo humano. Contém micronutrientes como o cobre (produção de glóbulos vermelhos do sangue), manganês, ferro (respiração celular), cálcio e fósforo. Bons níveis de potássio também são encontrados nos brotos, auxiliar no controle da freqüência cardíaca e consequentemente, da pressão arterial.

Pedaços de broto de bambu

Espécies

Algumas espécies produzem um broto mais amargo que outras. Precisam de mais fervuras para perda da acidez, do amargor e eliminação de algumas substâncias de difícil digestão, antes de serem preparados em conserva.

A espécie trazida pelos portugueses e muito comum em nossas cidades é o Bambusa Vulgaris. O bambu amarelinho entouceirante, produz um broto de ótima qualidade. Devem ser colhidos na época das chuvas, quando as brotações surgem na moita.

Dendrocalamus Giganteous, o Bambu Gigante, como o próprio nome diz, produz um broto bem grande, com muitos quilos do palmito do bambu. Cortar o broto quando tiver entre 40 e 60 cms de altura, retirar as cascas esverdeadas até as capas ficarem totalmente brancas.

Brotos de bambu sendo preparados

Preparo do Broto de Bambu

O broto de bambu deve ser lavado, cortado em rodelas ou cubos e fervido em água. Escorrer a água e ferver novamente em água nova, dependendo da idade do broto e dureza do palmito. Mais fervuras produzem um gosto mais suave e um broto mais macio. Deixar descansar em água fria por algumas horas antes de preparar a conserva ou consumir.

As fervuras e o descanso em água fria são importantes para eliminação de algumas substâncias pouco digestivas existentes em algumas espécies. Colocar em um vidro grande esterilizado, duas partes de água fervida para uma de vinagre e sal a gosto. Mergulhar os brotos na solução e deixar descansar por alguns dias para apurar o sabor.

O broto de bambu é um ótimo substituto para o palmito em saladas, caldos e refogados. Uma colher de bicarbonato de sódio na água da conserva ajuda a quebrar a acidez e suavizar o gosto.

Treinamento em Ecovilas
Treinamento em Ecovilas
Curso de Bioconstrução
Curso de Bambu
Curso de Cultivo Orgânico
Curso de Cultivo de Vitral & Mosaico
Cartoon Webdesign