A Comunidade Espiritual de Findhorn

Findhorn é uma comunidade espiritual, ecovila e um centro internacional de aprendizagem holística, que tem como visão revelar uma nova consciência humana. Atualmente vivem nas comunidades ao redor do núcleo original centenas de pessoas e milhares a visitam todos os anos. Incentiva o autoconhecimento através da escuta interior, relações pacíficas, integração com a natureza e sustentabilidade.

A comunidade existe desde 1962, está situada em uma baía de mesmo nome no norte da Escócia. Colabora para a criação de um futuro positivo e sustentável, colocando em prática os valores espirituais. Demonstrando novas formas sustentáveis de vida como comunidades de aprendizagem para a mudança pessoal e social. Cultivando uma ecovila na criação de uma cultura de paz. Entre outras atividades, está a produção de alimentos saudáveis, bioconstrução, turbinas eólicas, reciclagem, meditação e exploração de sistemas econômicos alternativos.

A comunidade não tem nenhuma doutrina formal ou credo. Pratica os valores atemporais e fundamentais comuns a todos os principais caminhos religiosos do mundo. Seu objetivo é pioneiro, inspirando, demonstrando, incentivando e compartilhando experiências. Com consciência, motivação, atenção, energia criativa e de alegria em todas as atividades que objetivam uma mudança duradoura e positiva para o mundo.

História

Fundada pelos pioneiros Peter e Eileen Caddy e Dorothy Maclean. A partir de um chamado interior, eles se mudaram com seus três filhos pequenos e Dorothy para uma vila costeira perto do local onde a comunidade se estabeleceu posteriormente. Peter decidiu começar o cultivo de hortaliças. Mesmo com o solo arenoso e seco, através da comunicação com a inteligência da natureza, conseguiu resultados surpreendentes com as plantas, ervas e flores. A comunidade  se tornou uma lenda, produzindo grandes vegetais de forma orgânica, atraiu especialistas hortícolas de várias partes do mundo.

A partir de 1970, um jovem professor espiritual americano chamado David Spangler chegou na comunidade e com seu parceiro Myrtle Glines. David ajudou a definir e organizar os processos de desenvolvimento espiritual que tem sido o pilar central da comunidade desde então. Um programa de aprendizagem foi estabelecido e a “University of Light “ iniciou suas atividades. Hoje são ministradas cerca de 200 oficinas de uma semana a cada ano, bem como conferências, eventos e um programa a nível mundial.

Fundação

Em 1972, a comunidade foi formalmente registrada como uma Fundação e até os anos 80 cresceu para cerca de 300 membros. Em 1975, a Fundação adquiriu o Cluny Hill Hotel como centro de suas oficinas e de alojamento para membros. No final dos anos 70, o Salão Universal e o Centro de Artes, foi construído por pessoas comprometidas com a comunidade. Por detrás da sua fachada de vitrais fantásticos existe um teatro moderno. Existe ainda uma sala de concertos, um café holístico, estúdios de dança, gravação e escritórios.

Ao longo dos anos 1970 e 80 vários livros de Eileen e Dorothy foram publicados, incluindo o best-seller de Eileen, Opening Doors Within. Essa coleção de inspirações diárias, que foi traduzido para mais de 30 idiomas. A autobiografia de Dorothy, To Hear The Angels Sing, foi publicado em 1980.

Em 1982, a Fundação comprou sua casa, o Caravan Park Findhorn Bay. Também adquiriu na década de 1980 a vizinha Cullerne House, cujos jardins se tornaram o centro de produção de vegetais orgânicos. Outra casa, a Drumduan House em Forres, é o local onde os membros da comunidade estabeleceram a Steiner School Moray. A Autobiografia de Eileen, Flight Into Freedom, foi publicada em 1989.

Projeto de Ecovila

No final da década de 1980, o Projeto Ecovila foi iniciado, com um gerador de energia eólica produzindo energia para os edifícios ecológicos. Uma ecovila é uma comunidade sustentável do ponto de vista ecológico, econômico, cultural e espiritual. Uma continuação lógica do trabalho com a natureza. Existem atualmente cerca de 90 edifícios ecológicos, e em meados de 1990 foi inaugurada a estação de tratamento biológico de esgoto. A Ecovila é parte do rápido crescimento da Rede Global de Ecovilas, que liga projetos de ecovilas em todo o mundo.

Em 1997, a Fundação foi reconhecida como uma Organização Não-Governamental oficial. É associada ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, além de participar ativamente de uma variedade de eventos da ONU.

Crescimento

Na década de 1990 a comunidade começou a se expandir para além da Fundação  de uma nova maneira. Muitas pessoas se estabeleceram nas proximidades. Hoje, a Fundação é o coração de uma comunidade muito diversificada de várias centenas de pessoas. Abrange dezenas de empresas e iniciativas holísticas, todos ligados por uma visão positiva compartilhada pela humanidade. Possui um compromisso com a espiritualidade não doutrinária, estabelecido na comunidade por seus fundadores.

Milhares de pessoas passam pela comunidade anualmente. Eles são líderes de workshop, autores, economistas, cientistas, artistas, especialistas em TI, cineastas e ecologistas. Pessoas comuns que vivem uma vida consciente, baseada em holística. Possui dezenas de milhares de amigos e simpatizantes em todo o mundo. Essas pessoas ampliam ainda mais sua rede de luz, incluindo apoiadores e pessoas de recursos. Além disso, a Fundação tem mais de uma centena de bolsistas, indivíduos honrados e apreciados por seu trabalho de transformação do mundo em conexão com a comunidade.

A seguir uma pequena seleção dos muitos livros sobre a comunidade:

God Spoke To Me
por Eileen Caddy ( Findhorn Press)

The Findhorn Garden
pela comunidade de Findhorn (Harper Collins)
A história dos primeiros dias da comunidade.

To Hear The Angels Sing
por Dorothy Maclean (Lindisfarne Press)
Autobiografia de Dorothy .

Opening Doors Within
por Eileen Caddy (Findhorn Press)
Seleções diárias de Orientações de Eileen .

Flight Into Freedom
por Eileen Caddy (Findhorn Press)
Autobiografia de Eileen .

The Kingdom Within
editado por Alex Walker (Findhorn Press)
Uma seleção de escritos sobre a história eo trabalho da Fundação Findhorn por David Spangler, Peter e Eileen Caddy, Myrtle Glines, William Bloom, Dorothy Maclean e outros.

Simply Build Green
por John Talbott (Findhorn Press)
Um guia para os princípios e métodos de construção ecológica.

 

Treinamento em Ecovilas
Treinamento em Ecovilas
Curso de Bioconstrução
Curso de Bambu
Curso de Cultivo Orgânico
Curso de Cultivo de Vitral & Mosaico
Cartoon Webdesign