Lua e Seres Vivos

A sabedoria antiga é usada por plantadores do mundo inteiro que observam as fases da lua na hora de plantar e colher. A eficiência dessa sabedoria é agora comprovada por pesquisadores da agricultura orgânica. Um dia a mais ou a menos não faz diferença? Faz sim, e muita. O resultado da colheita pode ser bem diferente se determinado vegetal é plantado na lua adequada.

Recentemente se observa também resultados diferenciados de acordo com o movimento das constelações. Plantando a variedade certa, na época certa do ano e no dia certo do mês em um solo fértil e vivo. Com a quantidade certa de umidade e nutrientes, o agricultor terá como resultado a abundância dada pelos céus e pela terra.

A lua é o mais antigo símbolo de fertilidade da humanidade e fonte vigorosa de inspiração e sabedoria. O período completo das quatro fases lunares se dá por volta de 30 dias e corresponde muito de perto ao ciclo menstrual da mulher. Muitos cientistas reconhecem sua influência sobre os hábitos humanos. Também sobre a vida dos animais e das plantas, relacionados aos movimentos dos astros no céu.

Fases da Lua e Crescimento Vegetal

Partindo para o aspecto prático e comprovado por agricultores ao redor do mundo e recentemente por pesquisadores, podemos citar a regra básica. Ou seja, tudo que cresce debaixo da terra como o alho, cenoura, cebola, mandioca, batata e outros tubérculos devem ser plantados na minguante. Em oposição, tudo que frutifica acima da terra, como as folhas, legumes aéreos, milho, tomate e outros devem ser plantados na crescente.

Lua crescente

Cientificamente comprovado o fato que nada tem de místico. É o simples aproveitamento da luminosidade do sol refletido pela lua durante a noite. Assim, as sementes plantadas na cheia brotam rapidamente e desenvolvem mais a parte aérea. Isso se dá pela realização de uma melhor fotossíntese. Já as sementes plantadas na minguante atravessam os primeiros dias sem nenhuma luminosidade lunar. Essas sementes tem um período vegetativo mais longo. Esse período vegetativo mais longo permite que a planta desenvolva e fortaleza suas raízes, favorecendo o que dá debaixo da terra.

Outros estudos comprovam a atuação da força da gravidade nos líquidos dos organismos, agilizando os processos vitais. Mesmo tipo de influência que o satélite da terra exerce sobre as marés. Pesquisas indicam ainda que a fase em que está cheia puxa a seiva para os frutos no período em que devem ser colhidos. Indica que podas não são recomendadas nessa fase lunar pois a seiva está concentrada nos brotos.

A Natureza Orienta

A agricultura orgânica busca meios de lidar com a terra de forma mais integrada. Respeitando seus ciclos ao contrário da cartilha pregada pela agricultura comercial. Essa usa grande quantidade de substâncias químicas industrializadas para burlar a natureza e produzir mais. O resultado da prática da agricultura comercial que nasceu no século passado, com o desenvolvimento da indústria química. Vegetais belos e uniformes com baixíssimo nível de macro e micronutrientes. Os produtos são carregados de substâncias químicas prejudiciais à saúde. Esse resultado desastroso está por todos os lados para quem quer ver

As pesquisas da alemã Maria Thun, adepta da agricultura biodinâmica, publicadas há décadas mostram o resultado de vegetais plantados sob a mesma condição. Todos os dias do mês, com resultados diferentes em diferentes fases lunares. Resultados diferentes tanto nas fases consideradas isoladamente. Também resultados diferentes nos ciclos siderais da lua, ou seja, em sua passagem pelas constelações. Leia nossa matéria sobre o Calendário Biodinâmico, que trata de forma mais aprofundada da influência dos astros na agricultura.

Aos plantadores desejamos uma boa relação com a terra e com os astros no céu, para uma colheita farta.

Treinamento em Ecovilas
Treinamento em Ecovilas
Curso de Bioconstrução
Curso de Bambu
Curso de Cultivo Orgânico
Curso de Cultivo de Vitral & Mosaico