Banho de Sol e Fotofobia
Fato comum nos dias de hoje, o uso de protetores solares químicos para qualquer raio de sol que toque a nossa pele. E ainda, prescrição para seu uso mesmo na sombra, como proteção contra a claridade da luz do dia. Uma mente saudável irá indagar o que existe por trás da propagação da fotofobia e do medo do banho de sol.
Os gregos antigos usavam azeite de oliva para proteger e hidratar a pele. A humanidade atravessou incontáveis milênios e chegou até meados dos anos 1940 sem usar protetores solares químicos. À medida que a ciência evolui conseguimos perceber de forma mais clara os reais efeitos do banho de sol no corpo humano. O Sol é o centro de nosso sistema solar e fonte de luz, vida e energia para o planeta e a humanidade.
Moderação
Houve um aumento considerável nos últimos anos, de estudos científicos acerca dos benefícios do banho de sol moderado. O banho de sol moderado é responsável por cerca de 200 funções vitais do corpo humano. É a fonte mais garantida de vitamina D, essencial para a captação de cálcio nos ossos. É indicado por pediatras como auxiliar no crescimento das crianças e preventivo da anemia. É também um ótimo aliado dos idosos, no combate da osteoporose.
O processo de fabricação de vitamina D começa quando a luz solar transforma substâncias naturais na pele em vitamina D3. Pesquisas mais recentes mostram uma ligação direta entre a densidade óssea e os níveis sanguíneos de vitamina D3. Níveis de sangue com mais vitamina D3 estão associados à diminuição das fraturas de praticamente todos os tipos.
Vitamina D
Determinados alimentos contribuem para melhorar a resistência da nossa pele à luz solar. Moléculas naturais como os carotenoides, vitamina C, presente nas frutas e legumes, além da vitamina E, contribuem para a foto proteção. São poucos os alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina D. O salmão, o mais rico em vitamina D, tem a quantidade obtida em apenas quinze minutos diários de banho de sol. O banho solar estimula o bom humor das pessoas e evita estados de depressão e suicídios. Esses estados são freqüentes em países de inverno rigoroso. Em algumas regiões do globo, a presença de luz natural é restrita a algumas horas do dia, durante alguns meses do ano.
Com a luz solar, a temperatura aumenta a sensação de relaxamento muscular e melhora o funcionamento do sistema circulatório. A aparência também melhora, a palidez dá lugar a um rosto levemente corado, com aspecto saudável. A exposição aos raios ultravioletas deve ser feita de preferência entre oito e dez horas da manhã e quatro e cinco horas da tarde. Nesses períodos, a luz solar é mais suave. Os protetores solares químicos bloqueiam o processo de fabricação da vitamina D.
Se você está em um meio natural, como cachoeiras, rios, lagos ou mar, tem mais um motivo para não usá-los pois são poluentes. Nos horários adequados, inicie a exposição aos poucos, alguns minutos no primeiro dia, aumentando de forma progressiva. À medida que se passa mais tempo exposto a luz solar moderada, a produção de melanina aumenta. Na vez seguinte, a capacidade de absorção de seus raios também irá aumentar.
Benefícios
Entre os muitos benefícios da solarização, estão o fortalecimento dos ossos e articulações, através do aumento da produção de vitamina D na pele. Também o aumento do bem estar e relaxamento e prevenção do câncer, ao contrário do que a mídia prega. A luz do sol reduz os efeitos da transformação das células, especialmente do cólon, mama, próstata e ovários. Uma terapia de banhos solares moderados durante quatro semanas provoca a diminuição significativa dos sintomas da psoríase.
Tem havido muita investigação sobre a relação entre a luz solar e o humor. Estudos conceituados demonstram que aumenta consideravelmente os níveis de serotonina, um dos antidepressivos naturais do cérebro.
Banho de Sol e Qualidade do Sono
Melhora ainda a qualidade do sono, devido ao aumento da produção de melatonina pelo cérebro. Quando a luz solar atinge os olhos, o nervo ótico envia uma mensagem para a glândula no cérebro que produz melatonina. Isso diminui a secreção até o fim do dia. Em outras palavras, a luz solar durante o dia aumenta de forma natural a produção de melatonina durante a noite. Níveis baixos de produção de melatonina estão ligados a baixa qualidade de sono, especialmente em jovens.
Existem fatores que contribuem para uma relação pouco saudável com o sol, como a superexposição, pouca hidratação, dieta pobre e agentes poluidores. A exposição moderada aumenta e de forma equilibrada pode ter um efeito curativo que nenhum remédio tem, sendo um fator chave para uma vida saudável.
Numa situação de exposição solar prolongada, um chapéu bem largo e muita água são dois itens que irão contribuir para uma proteção natural. Da mesma forma, uma alimentação saudável melhora as condições gerais. As frutas, vegetais e cereais integrais proporcionam nutrientes anticancerígenos e antioxidantes. Esses nutrientes protegem a pele e o resto do corpo.
Goze a sensação extraordinária proporcionada pela solarização. Usufrua dos seus benefícios de forma saudável. Nenhuma solarização é tão ruim para a saúde quanto uma exposição excessiva em horário inadequado.