Hortaliças e Legumes Indígenas: Amendoim

O amendoim é uma planta originária do planalto brasileiro-paraguaio. Era cultivado pelos índios bem antes da chegada dos portugueses, ao lado de culturas como a mandioca, milho, batata, cará e taioba. Seu nome científico é Arachis hypogaea, atualmente é uma cultura produzida em larga escala em vários países como a China, Indonésia, Índia, EUA e vários países da América Latina.

Características do Amendoim

Planta anual da família das leguminosas, como o feijão, ervilha, soja e fava. A planta chega a 60/70 centímetros de altura. O florescimento da planta (flores amarelas) começa de quatro a seis semanas após o plantio. O botão se abre pela manhã para ser polinizado e murcha à tarde do mesmo dia. Sua frutificação ocorre embaixo do solo. Suas raízes pivotantes podem chegar a 1,30 metro de profundidade. Como é uma leguminosa, suas raízes abrigam bactérias que fixam o nitrogênio do ar. Existem outras espécies menos cultivadas como o amendoim-de-tuberas (Arachis tuberosa), amendoim-de-campo-baixo (Arachis diogoi) e o amendoim-do-maranhão (Arachis prostrata).

Utilização e propriedades do Amendoim

Contém vitaminas B e E, cálcio, fósforo, ferro, cobre, potássio, enxofre e uma boa quantidade de óleo, sendo contra-indicado como alimento diário por essa razão. Esse óleo refinado é usado para fins medicinais e farmacêuticos. É mais digestivo quando cozido com a casca, mas seu largo uso é seco ou torrado, em paçocas, doces, pés-de-moleque, bolos e tortas. Melhor se consumido em pequenas quantidades pois pode provocar distúrbios no estômago, fígado, vesícula e intestinos. O Amendoim é largamente utilizado na indústria de sabão, óleo lubrificante e combustível. Seu bagaço é utilizado para a preparação da torta de amendoim, usada na alimentação animal e na adubação. Suas ramas são também usadas na forragem.

Clima e solo adequados para a cultura do Amendoim

Desenvolve-se bem em várias regiões tropicais e subtropicais, sem muita umidade. Prefere temperaturas constantes acima de 21ºC. Acima de 33ºC reduz a frutificação. Tolera seca, exceto no início ou durante a floração, o que prejudica a produção. Ideal umidade uniforme durante seu desenvolvimento e seca na época da colheita e secagem.

Prefere solos bem drenados, leves, arenosos e férteis. Corrigir o pH do solo com calcário, após análise para determinar seu nível de acidez. Produz em terrenos argilosos, desde que trabalhados para se tornarem mais soltos e permeáveis. A produção é prejudicada em solos pesados por conta das dificuldades de penetração do esporão e colheita das vagens.

Planta do amendoim
Época de plantio e variedades

O Amendoim deve ser semeado no início da estação chuvosa. Nos Estados mais quentes, uma segunda safra pode ser semeada em fevereiro. O Amendoim cultivado é dividido em 3 grupos:

Virgínia:

Apresenta frutos de 2 a 5 centímetros, cada um com dois amendoins rosados, com período de dormência. Plantas ramificadas, rasteiras ou eretas, sem flores na haste principal, com ciclo mais tardio que os demais.

Valência e Spanish:

Grupos mais cultivados, com hábito de crescimento ereto, ciclo menor e flores na haste principal, com sementes sem período de dormência. O grupo Valência apresenta frutos de 1 a 6 centímetros de comprimento, com até 6 sementes cada um, normalmente vermelhas. Desse grupo, a variedade Tatu é mais crioula, sendo mais indicada para cultivo doméstico. Os frutos do grupo Spanish, e variedade Tatuí apresenta frutos de 1 a 3 centímetros de comprimento e duas sementes de coloração creme.

Cada região possui suas variedades, mais adaptadas e adequadas. A qualidade das sementes é fundamental para uma boa produtividade.

Plantio e cuidados

O solo deve ser preparado com enxadão de até 15 centímetros de profundidade. O terra deve ser destorroada e nivelada. O Amendoim aproveita bem o resíduo de adubações anteriores. Abra sulcos 60 centímetros distantes um do outro. Plante 15 sementes por metro, a 5 centímetros de profundidade.

Mantenha a área do cultivo livre do mato mas deixe algum mato nos arredores da área de cultivo, para que os insetos tenham o que comer e não ataquem a cultura. Em solos pesados, traga a terra para o pé da planta, facilitando a penetração dos esporões.

Doenças e insetos

Lagarta elasmo, lagarta-rosca, percevejo castanho e percevejo preto podem atacar a planta no solo. Já na parte aérea da planta pode ser atacado pelo tripés, cigarrinha, lagarta da soja, lagarta militar, lagarta do pescoço vermelho e lagarta da teia. Pode ser atacado por doenças causadas por fungos do solo como a rizotoniose ou tombamento e pela murcha de Sclerotium. Pode ainda sofrer com a cercosporiose, verrugose e mancha barrenta na parte aérea da planta.

Secagem do amendoim
Colheita

Fatores como o clima da região, variedades e condições de cultivo podem determinar o período de maturação. A cultivar Tatu tem ciclo entre 100 e 110 dias. A cultivar Tatuí apresenta ciclo e 120 dias. O amarelamento das plantas e o escurecimento das vagens indica o ponto de maturação. Uma mesma planta pode apresentar vagens maduras e verdes. Determinar a colheita após verificação, quando a maior parte das vagens estão maduras. Colheitas tardias são dificultadas pelo fato de que os amendoins começam a brotar e as vagens se desprendem no arranque da planta.

O processo de colheita se divide em arrancamento da planta, secagem, batedura, limpeza e ensacamento. Colheitas devem ser feitas em dias de sol, fazendo um maço da parte aérea da planta e movimentando de um lado para outro para que se desprenda por inteiro do solo. Pode ser usada uma enxada para facilitar o trabalho. A planta deve ser sacudida, depois de arrancada, para que se desprenda a terra grudada nas vagens. Disponha as plantas arrancadas em linha nos canteiros, com as vagens viradas para cima, para receberem sol, sem contato com a umidade do solo.

A conservação depende de uma boa secagem. As vagens apresentam uma umidade entre 35 e 40%, que deve cair para 10%, depois da secagem.  A secagem também pode ser feita em estrados de madeira, longe do solo, cobertos com capim ou sapé na parte de cima, deixando que o ar circule e recebam algum sol. Normalmente a secagem se dá entre 3 e 4 semanas.

As plantas secas podem ser usadas para alimentação animal. O próximo passo é a batedura, feita nas bordas de um cesto de bambu ou vime, chamado jacá, para que as vagens se soltem da planta. Em seguida, faça a limpeza das vagens em uma peneira, eliminando as impurezas.

Doces de amendoim
Armazenamento do Amendoim

Os amendoins devem ser ensacados e guardados em local limpo e ventilado, evitando a presença de roedores, insetos e fungos. Umidade e temperaturas altas podem produzir a aflatoxina, substância tóxica provocada por fungos como o Aspergillus flavus. Essa substância deixa os frutos verde-amarelados e com bolor. A prevenção do seu surgimento está diretamente relacionada com o planejamento correto da colheita, que deve ocorrer em períodos secos, nos dias de sol. O amendoim deve ser colhido completamente maduro, evitando-se machucados nas vagens. A secagem deve ser feita ao sol evitando-se a chuva e armazenando em local protegido, seco, ventilado e limpo.

Sementes de amendoim

Amendoins maduros, com suas respectivas cascas, mantém seu poder de germinação para utilização em novo plantio. Selecione as sementes de plantas sadias, bonitas e graúdas, eliminado as sementes manchadas, raquíticas ou deformadas. Colha sementes para plantio em locais diferentes a cada safra.

Rotação de culturas e consorciação

Nenhuma cultura deve ser plantada sucessivas vezes, no mesmo local. Com o amendoim não é diferente pois isso aumenta a incidência de pragas e doenças. Sendo uma leguminosa, o amendoim melhora as condições do solo para uma próxima cultura, além de deixar o terreno fofo e arejado com suas raízes pivotantes. Pode ser usado como adubação verde, incorporando as plantas ao solo, depois de retiradas as vagens. Depois de colhido o amendoim e incorporado sua parte aérea ao solo, o terreno fica adequado para o plantio de hortaliças folhosas, exigentes em nitrogênio. Pode ser consorciado com plantas como a mandioca e o milho.

Treinamento em Ecovilas
Treinamento em Ecovilas
Curso de Bioconstrução
Curso de Bambu
Curso de Cultivo Orgânico
Curso de Cultivo de Vitral & Mosaico
Cartoon Webdesign