Banho de Sol e Fotofobia

Fato comum nos dias de hoje, o uso de protetores solares químicos para qualquer raio de sol que toque a nossa pele. E ainda, prescrição para seu uso mesmo na sombra, como proteção contra a claridade da luz do dia. Uma mente saudável irá indagar o que existe por trás da propagação da fotofobia e do medo do banho de sol.

Os gregos antigos usavam azeite de oliva para proteger e hidratar a pele. A humanidade atravessou incontáveis milênios e chegou até meados dos anos 1940 sem usar protetores solares químicos. À medida que a ciência evolui conseguimos perceber de forma mais clara os reais efeitos do banho de sol no corpo humano. O Sol é o centro de nosso sistema solar e fonte de luz, vida e energia para o planeta e a humanidade.

Moderação

Houve um aumento considerável nos últimos anos, de estudos científicos acerca dos benefícios do banho de sol moderado. O banho de sol moderado é responsável por cerca de 200 funções vitais do corpo humano. É a fonte mais garantida de vitamina D, essencial para a captação de cálcio nos ossos. É indicado por pediatras como auxiliar no crescimento das crianças e preventivo da anemia. É também um ótimo aliado dos idosos, no combate da osteoporose.

Por do sol na montanha

O processo de fabricação de vitamina D começa quando a luz solar transforma substâncias naturais na pele em vitamina D3. Pesquisas mais recentes mostram uma ligação direta entre a densidade óssea e os níveis sanguíneos de vitamina D3. Níveis de sangue com mais vitamina D3 estão associados à diminuição das fraturas de praticamente todos os tipos.

Vitamina D

Determinados alimentos contribuem para melhorar a resistência da nossa pele à luz solar. Moléculas naturais como os carotenoides, vitamina C, presente nas frutas e legumes, além da vitamina E, contribuem para a foto proteção. São poucos os alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina D. O salmão, o mais rico em vitamina D, tem a quantidade obtida em apenas quinze minutos diários de banho de sol. O banho solar estimula o bom humor das pessoas e evita estados de depressão e suicídios. Esses estados são freqüentes em países de inverno rigoroso. Em algumas regiões do globo, a presença de luz natural é restrita a algumas horas do dia, durante alguns meses do ano.

Com a luz solar, a temperatura aumenta a sensação de relaxamento muscular e melhora o funcionamento do sistema circulatório. A aparência também melhora, a palidez dá lugar a um rosto levemente corado, com aspecto saudável. A exposição aos raios ultravioletas deve ser feita de preferência entre oito e dez horas da manhã e quatro e cinco horas da tarde. Nesses períodos, a luz solar é mais suave. Os protetores solares químicos bloqueiam o processo de fabricação da vitamina D.

Sol se pondo no bambuzal

Se você está em um meio natural, como cachoeiras, rios, lagos ou mar, tem mais um motivo para não usá-los pois são poluentes. Nos horários adequados, inicie a exposição aos poucos, alguns minutos no primeiro dia, aumentando de forma progressiva. À medida que se passa mais tempo exposto a luz solar moderada, a produção de melanina aumenta. Na vez seguinte, a capacidade de absorção de seus raios também irá aumentar.

Benefícios

Entre os muitos benefícios da solarização, estão o fortalecimento dos ossos e articulações, através do aumento da produção de vitamina D na pele. Também o aumento do bem estar e relaxamento e prevenção do câncer, ao contrário do que a mídia prega. A luz do sol reduz os efeitos da transformação das células, especialmente do cólon, mama, próstata e ovários. Uma terapia de banhos solares moderados durante quatro semanas provoca a diminuição significativa dos sintomas da psoríase.

Tem havido muita investigação sobre a relação entre a luz solar e o humor. Estudos conceituados demonstram que aumenta consideravelmente os níveis de serotonina, um dos antidepressivos naturais do cérebro.

Banho de Sol e Qualidade do Sono

Melhora ainda a qualidade do sono, devido ao aumento da produção de melatonina pelo cérebro. Quando a luz solar atinge os olhos, o nervo ótico envia uma mensagem para a glândula no cérebro que produz melatonina. Isso diminui a secreção até o fim do dia. Em outras palavras, a luz solar durante o dia aumenta de forma natural a produção de melatonina durante a noite. Níveis baixos de produção de melatonina estão ligados a baixa qualidade de sono, especialmente em jovens.

Existem fatores que contribuem para uma relação pouco saudável com o sol, como a superexposição, pouca hidratação, dieta pobre e agentes poluidores. A exposição moderada aumenta e de forma equilibrada pode ter um efeito curativo que nenhum remédio tem, sendo um fator chave para uma vida saudável.

Numa situação de exposição solar prolongada, um chapéu bem largo e muita água são dois itens que irão contribuir para uma proteção natural. Da mesma forma, uma alimentação saudável melhora as condições gerais. As frutas, vegetais e cereais integrais proporcionam nutrientes anticancerígenos e antioxidantes. Esses nutrientes protegem a pele e o resto do corpo.

Goze a sensação extraordinária proporcionada pela solarização. Usufrua dos seus benefícios de forma saudável. Nenhuma solarização é tão ruim para a saúde quanto uma exposição excessiva em horário inadequado.

 

Treinamento em Ecovilas
Treinamento em Ecovilas
Curso de Bioconstrução
Curso de Bambu
Curso de Cultivo Orgânico
Curso de Cultivo de Vitral & Mosaico
Cartoon Webdesign