Viajando de carro para a Chapada dos Veadeiros

Saindo de Brasília pela BR-020 (saída norte), depois da cidade de Planaltina (DF) há uma entrada à direita, sinalizada dando acesso à DF-245. Alguns kms à frente a DF-245 se transforma na GO-118. Um pouco depois de passar o povoado de São Gabriel já é possível ver uma placa de boas vindas à Chapada dos Veadeiros. No entorno da cidade de São João D’Aliança existem inúmeras cachoeiras, a maioria dentro de propriedades particulares. As cachoeiras da região de São João não são exploradas turisticamente como em Alto Paraíso e São Jorge.

Crystal Chapada dos Veadeiros

Chegando a Alto Paraíso, cidade que agrupa algumas ecovilas, as opções mais acessíveis são as cachoeiras do Cristal (acima, foto do Poço da Vovó). Ficam a cerca de 5 km da cidade, seguindo a rodovia à direita. No Cristal há uma lanchonete e o primeiro poço é de fácil acesso, alguns metros da entrada mas possui uma trilha escarpada vertical. Essa trilha exige um pouco de preparo físico para chegar as cachoeirinhas mais abaixo.

Dentro da cidade de  Alto Paraíso, saindo pela Praça do Bambu, acesso às Loquinhas. Com trilhas de madeira pela mata e muitos poços e quedas. A água nas Loquinhas tem uma cor safira, opala e turquesa. Foi feita uma nova trilha com acesso a outros recantos.

Rumo a São Jorge

Saindo de Alto Paraíso em direção à estrada para o povoado de São Jorge. A primeira opção, 5kms à frente, ainda no asfalto é a Fazenda São Bento. Essa entrada é o acesso à cachoeira de mesmo nome (foto abaixo) e também as cachoeiras Almécegas I e II. Logo depois da entrada da São Bento tem o Portal da Chapada, com chalés e acesso à Cachoeira São Bento e trilhas.

Cachoeira São Bento

Próximo ao povoado de São Jorge à esquerda, acesso ao Vale da Lua. Passando o povoado, ainda à esquerda, cachoeiras Raizama. Mais à frente entrada para a Morada do Sol, com canyon, cachoeiras e poços de água cristalina. Lembrando que o asfalto só existe em parte da estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge.

Mais alguns kms à frente, acesso à Cachoeira do Segredo, na mesma área, também acesso para as águas quentes da chapada, o Jardim do Éden. O Jardim do Éden tem pousada e poços de água quente. Uma estrada de terra que normalmente não está em boas condições, com muitas pedras e desníveis, maltratando um pouco o veículo.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Por dentro do povoado de São Jorge, acesso à entrada principal do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Dentro do Parque, inúmeras opções como o Mirante da Chapada (foto abaixo). Canyons, Carioquinhas (foto acima), e muitas outras. Esses passeios só podem ser feitos com guia turístico credenciado, a partir da entrada do parque, com horário de saída e retorno dos grupos. Além da despesa com o guia turístico local, paga-se uma taxa também para a administração do Parque.

No povoado de São Jorge existem inúmeras opções de pousadas e alguns restaurantes e campings. Em toda a região a opção de comprar mantimentos não é boa. Em algumas épocas, os mercados ficam com poucas opções. Na feira de Alto Paraíso é possível comprar, de manhã, vegetais e frutos nativos, doces e pães. Se você é prevenido, faça suas compras antes e leve o básico.

Quedas Carioquinhas

Macacos e Parque Municipal

Para quem gosta de andar um pouco mais para encontrar locais mais belos. Voltando em direção à Brasília, a partir de Alto Paraíso, à esquerda, acesso para a Cachoeira do Macaco e Macaquinho. Trecho longo de estrada de terra, nem sempre em boas condições.

Ainda no sentido Alto Paraíso/Brasília, à direita, entrada para o Parque Municipal de Alto Paraíso. Uma estrada de terra de cerca de 40 kms que vale a pena ser percorrida. Depois de abrir muitas porteiras e colchetes, um paredão de água, a Cachoeira dos Couros, no rio de mesmo nome, com lajes, canyons, poços e quedas.

Todas as cachoeiras da região de Alto Paraíso e São Jorge tem acesso pago, com pequena variação de preço de local para local.

 

Treinamento em Ecovilas
Treinamento em Ecovilas
Curso de Bioconstrução
Curso de Bambu
Curso de Cultivo Orgânico
Curso de Cultivo de Vitral & Mosaico
Cartoon Webdesign